19 de abril de 2011

Bagagens com história

Patrick-Louis Vuitton é a quinta geração da tão afamada marca Louis Vuitton, e o homem responsável pelas encomendas especiais da marca (malas de grande porte e peles exóticas), aos 22 anos começou como aprendiz de artesão nas oficinas da marca fundada em 1854 pelo pai do seu Bisavô Louis, depois de anos a ganhar experiência como "embalador" de bagagem.

A história desta marca acompanha a evolução dos meios de transporte. Mais do que o luxo, a utilidade ao serviço de grandes viajantes foi a palavra de ordem nas primeiras décadas desta marca com 157 anos."Com o avançar dos anos as criações foram-se tornando cada vez mais sofisticadas, malas, guarda-fatos, porta-instrumentos, guarda-jóias. Georges Vuitton dizia que era tudo para permitir que os objectos pessoais de alguém viajassem acomodados com o melhor conforto.
Georges Vuitton

Louis vuitton começou, desde muito novo (14 anos, idade com que saiu de casa dos pais, rumo a Paris à procura de trabalho), nesta arte, aproveitando-se da experiência e tradição familiar na carpintaria. Dois anos mais tarde tornou-se aprendiz de Mounsieur Maréchal que se dedicava ao ofício de embalar os pertences pessoais de viajantes. Em 1953 recebe a honra de embalar as roupas da Imperatriz Eugénia, mulher de Napoleão III; a rainha deu o mote e seguiram-se mais clientes nobres e ricos, um ano mais tarde estaria a estabelecer em Asnières, vila rural às portas de Paris (onde até hoje se encontram ali os ateliers e oficinas da marca) porém estratégicamente localizada junto ao Sena e aos caminhos de ferro.
Mala de viagem antiga LV






Casa Louis Vuitton em Asnières, Paris
A marca era uma escolha de eleição para uma elite de viajantes endinheirados, em 1896 foi introduzido o motivo floral de quatro pétalas e o monograma LV de forma a se identificar os produtos da marca e distinguir das imitações.

Carteira Speedy monograma

Em 1987 a Louis Vuitton foi adquirida pelo grupo Moet Hennessy dando origem ao LVMH, o maior aglomerado de luxo do mundo.

Hoje em dia a marca tem mais de 400 lojas espalhadas por todo o mundo.

Loja Loouis Vuitton em Tóquio

5 comentários:

  1. bacana ter um pouco de historia! http://www.versatilidade.com/

    ResponderEliminar
  2. É sempre bom sabermos a historia das marcas que amamos! Gosto sempre de saber as etapas das coisas ate chegarem a esta forma que todos conhecemos :)

    beijo @mimipinto

    ResponderEliminar
  3. Louis Vuitton é sempre uma perdiçao!

    ResponderEliminar
  4. Jases!
    Sou doida por LV <33 Obrigada por este post!


    xoxo,
    Ivânia Diamond*

    p.s. Já te sigo, boa?

    ResponderEliminar
  5. Gracias, Ivania por seguires :)

    tb amo LV, tem um je ne se quois q me deixa a suspirar. amanha posto sobre a vida de Patrick Louis Vuitton e a sua vida cm responsavel das encomendas mais nobres desta marca :)

    kiss kiss

    ResponderEliminar